terça-feira, 28 de setembro de 2010

Assembleias decisivas para a greve ocorrem nesta terça-feira em todo Brasil

Imagem: Fetrafi/RS
          Os bancários devem iniciar mais uma greve nacional nesta quarta-feira, 29, em todo o Brasil, porque os banqueiros não apresentaram proposta para as reivindicações dos trabalhadores até o momento. A deliberação pelo movimento ocorre em assembleias gerais, agendadas para o fim da tarde desta terça-feira, 28. No Rio Grande do Sul, os sindicatos filiados à Fetrafi-RS já promoveram assembleias nos dias 21 e 23 de setembro, cumprindo os prazos exigidos por lei, deliberando pela a greve. As assembleias ficaram suspensas e serão reabertas hoje para referendar a deliberação da categoria e organizar o primeiro dia de greve no RS.
          A maior assembleia do estado será promovida pelo SindBancários, às 19h, no Clube do Comércio (Rua dos Andradas, nº 1085), no Centro de Porto Alegre. O Sindicato dos Bancários de Ijuí e Região realiza sua assembleia às 18h.
         Confira os horários das assembleias em outros estados:
         Alagoas – 18h30
        Bahia - 19h
        Belo Horizonte - 18h30
        Brasília - 19h
        Curitiba - 18h30
        Espírito Santo - 18h
        Florianópolis - 18h
        Para/Amapá - 19h
        Pernambuco - 19h
        Rio de Janeiro - 18h30
        São Paulo - 19h
        Expectativas
        “Temos uma perspectiva muito boa quanto à mobilização da categoria para a greve", explica o diretor da Fetrafi-RS, Arnoni Hanke. “Há quadros diferentes por banco, de acordo com a realidade de cada instituição e as especificidades de bancos públicos e privados. Sem dúvida alguma, de acordo com as informações repassadas por dirigentes sindicais da capital e do interior, os bancários e bancárias estão indignados com esta desconsideração da Fenaban. Os bancos não levam em conta nas negociações da Campanha Salarial o desgaste, o trabalho, o esforço e a dedicação dos bancários para garantir a alta lucratividade do setor”, justifica o sindicalista.
        Reivindicações
        A greve da categoria bancária tem o objetivo de reivindicar aumento real de salário, PLR mais justa, valorização dos pisos e das verbas salariais, Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCS) em todos os bancos, mais segurança contra assaltos e sequestros, mais contratações, reversão das terceirizações, fim dos correspondentes bancários e melhores condições de trabalho e preservação da saúde, com adoção de políticas pelo fim das metas abusivas e ao assédio moral, além de medidas que preservem o emprego e protejam a vida.

        Na quinta-feira, dia 23 de setembro, o Comando Nacional dos Bancários enviou documento para a Fenaban, no qual solicitava o agendamento de nova negociação para segunda-feira (27 de setembro), oferecendo assim aos banqueiros mais uma oportunidade para que apresentassem uma proposta decente para a categoria bancária. Como não há qualquer novidade até agora, a greve por tempo indeterminado a partir de amanhã (quarta-feira – 29 de setembro) deverá ser aprovada no início da noite de hoje pelas assembleias sindicais, conforme orientação do Comando Nacional.
Fonte: Imprensa Fetrafi-RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário