terça-feira, 11 de setembro de 2012

Operação prende 16 suspeitos de ataques a caixas eletrônicos no RS

Dezesseis pessoas foram presas nesta terça-feira, 11, em ação da Polícia Civil do Rio Grande do Sul. Chamada Paramout, a operação prendeu integrantes de uma quadrilha especializada em roubos de carros que, este ano, passou a praticar assaltos a caixas eletrônicos, utilizando artefatos explosivos.

Cerca de 100 agentes cumprem 17 mandados de prisão e 23 de busca e apreensão nas cidades de Sapucaia do Sul, Esteio e Gravataí, na Região Metropolitana, e nos municípios de São Leopoldo e Novo Hamburgo, no Vale do Sinos. A coordenação é da Delegacia de Roubos do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic). Durante a operação, foi apreendido R$ 6,5 mil.

Entre os assaltos realizados pelo bando está o ataque com explosivo a uma sala de autoatendimento bancário do Bradesco em Sapucaia do Sul, na Região Metropolitana. Na ação, segundo a Brigada Militar, ao menos dois vigias da empresa foram intimidados e rendidos por um grupo de cerca de 10 homens armados, que chegou ao local em dois carros escuros. O assalto ocorreu em 5 de março deste ano. Os ladrões fugiram com uma quantia em dinheiro não revelada.

Uma semana depois, a quadrilha executou outro ataque em Canoas. Os ladrões explodiram um caixa eletrônico do banco Itaú localizado na Avenida Getúlio Vargas, no bairro Niterói. Segundo a Brigada Militar, o equipamento foi destruído, mas os criminosos fugiram sem levar o dinheiro.

Na mesma cidade da Região Metropolitana, alguns dias depois, integrantes do bando, armados com fuzis, invadiram um supermercado para explodir um caixa eletrônico instalado no local. Por volta da 3h30min do dia 18, os bandidos usaram um automóvel para arrombar a porta do estabelecimento localizado no bairro Niterói. Enquanto os criminosos entravam no supermercado, a Brigada Militar (BM) foi acionada por moradores assustados com o estrondo.

A BM chegou ao local no momento em que, usando dinamite, os ladrões explodiam o terminal bancário. Armados com fuzis e pistolas, os bandidos que estavam vigiando a rua abriram fogo contra a viatura do 15º BPM.

Quadrilhas atuantes no RS
— Estamos vivendo um novo cenário de grandes ataques a banco. Quadrilhas que costumavam realizar assaltos a carros passaram a se aventurar em ataques a bancos — afirmou o delegado Juliano Ferreira, acrescentando que outros dois bandos seguem atuando no Estado.

Segundo Ferreira, dois integrantes desta quadrilha também teriam participado dos ataques a banco ocorridos na Serra nas últimas semanas.
 
Fonte: Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário