terça-feira, 3 de setembro de 2013

Entidades entregam reivindicações à Cabergs

Na tarde desta segunda-feira, 2 de setembro, dirigentes sindicais do SindBancários e da Fetrafi-RS entregaram a pauta de reivindicações específicas dos funcionários do Banrisul ao presidente da Caixa de Assistência dos Empregados do Banco (Cabergs), Sergei Julio dos Santos. O ato de entrega ocorreu às 16h, na sede da instituição, em Porto Alegre. As reivindicações já haviam sido entregues ao Banrisul na semana passada, junto às demais demandas que compõem a pauta específica do segmento.

Denise Corrêa, representante da Fetrafi-RS e integrante do Comando dos Banrisulenses, destacou a importância da Cabergs para os banrisulenses. "Sabemos que a Cabergs é indispensável para a saúde dos banrisulenses. Este ano, especialmente, a pauta geral de reivindicações está muito voltada às questões de saúde. Queremos que a Cabergs seja nossa parceira para combater as doenças que tanto aumentam entre a categoria.”
Segundo a dirigente, de acordo com uma pesquisa feita pelo Sindicato e a Federação, a categoria bancária é vítima de uma epidemia de doenças relacionadas ao trabalho. “Mais de 35% dos bancários estão tomando medicação.”
O presidente da Cabergs disse que este trabalho pode ser feito em conjunto, até porque este espaço está dentro do banco. “Podem contar conosco porque olharemos a pauta com carinho”, comprometeu-se.
No final da reunião, Denise enfatizou a importância das questões relacionadas à saúde do trabalhador que estão colocadas na pauta de reivindicações da campanha salarial. “Estamos à disposição da entidade para negociar todos os pontos da minuta, a fim de atender às expectativas dos banrisulenses.”
Acompanhando o presidente, estavam os diretores José Carlos Rodrigues Ledur e Gilnei Silva Nunes.
Confira a pauta de reivindicações dos banrisulenses entregue à Cabergs:
O Banrisul se compromete com a democratização da Cabergs, com a eleição direta para uma parte da diretoria. É compromisso do Banco:
a) Ampliar os convênios para atendimento ao interior do Estado, onde o atendimento é precário.
b) Reajustar os planos médicos e odontológicos somente após a sua aprovação por parte dos usuários da Cabergs.
c) Criar uma equipe de profissionais para ir periodicamente na rede no RS a fim de ampliar os convênios médicos e odontológicos, verificar os problemas que ocorrem e os sanarem,bem como acompanhar os planos conveniados fora do RS.
d) Manter, por parte da Cabergs, acompanhamento direto dos Planos de Saúde, para evitar transtornos e cobranças indevidas dos benefícios por parte dos médicos conveniados.
e) Responsabilizar a Cabergs pela gerência dos Planos de Saúde e odontológico, não delegando às administrações, tarefas que eles não conseguem cumprir efetivamente.
f) Ampliar o número de consultas psiquiátricas e psicológicas para no mínimo oito consultas/mês, ou mais, conforme prescrição médica.
g) Ampliar a cobertura hospitalar para internação em clínicas psiquiátricas.
h) Criar um fundo para cobertura de TPDS.
i) Isentar dos TPDS para exames básicos, RX, Ecografia, etc., para todos os planos.
j) Ampliar a cobertura para próteses, órteses e incluir cobertura para novos tratamentos não previstos no plano um.
l) Garantir que, onde não houver profissionais conveniados, a Cabergs custeie os pagamentos das consultas de forma integral, inclusive pagando o deslocamento se este se fizer necessário para consultas ou tratamento.
m) Garantir a realização de seminário sobre a Cabergs para aprofundamento e democratização do debate sobre a situação atual e perspectivas futuras da nossa caixa de saúde buscando a melhoria com aumento dos profissionais credenciados e demais benefícios.
n) Realizar seleção pública para contratação de empregados/as na Cabergs.

Fonte: SindBancários com edição da Fetrafi-RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário