Bancários de todo o estado decidem nesta quinta-feira (12) se irão ou não à greve a partir do dia 19 de setembro. A Fetrafi-RS publicou no último sábado 07, no Jornal Correio do Povo, o edital de convocação que prevê a realização de assembleias gerais para avaliar a proposta global, apresentada pela Fenaban na negociação do dia 05 de setembro e deliberar sobre a paralisação das atividades por tempo indeterminado. |
A proposta dos banqueiros de 6,1% de reajuste sobre as verbas de natureza salarial ficou aquém da expectativa dos bancários, que reivindicam a reposição da inflação acumulada até a data base da categoria (5,53% ICV/Dieese), mais aumento real de 5%. Além da frustração quanto às negociações econômicas, as reuniões com a Fenaban sobre os temas relacionados à segurança, saúde e condições de trabalho também não garantiram qualquer avanço aos bancários. A categoria bancária também reivindica a melhoria da Participação nos Lucros e Resultados, com o pagamento de três salários mais R$ 5.553,15; a ampliação do piso de ingresso para R$ 2.860,21 (salário mínimo do Dieese); fim das metas abusivas e do assédio moral; fim das demissões imotivadas; combate à terceirização; mais contratações; plano de cargos e salários; ações efetivas na prevenção de assaltos e sequestros e igualdade de oportunidades, entre outros itens que integram a minuta geral. PL 4330 – Outra grande preocupação do Comando Nacional é lutar contra a precarização do trabalho com a possibilidade de aprovação do PL 4330, que prevê a terceirização de atividades fim. “A Fenaban não assume o compromisso de evitar a terceirização do trabalho feito pelos bancários. Nossa preocupação não está apenas relacionada à manutenção do emprego dos trabalhadores do setor, mas à desqualificação dos serviços prestados à população”, garante o diretor da Fetrafi-RS e representante no Comando Nacional, Arnoni Hanke.
O sindicalista destaca ainda, que o momento atual da campanha é de total mobilização. “Convocamos a categoria a participar massivamente das assembleias gerais desta quinta-feira. Os sindicatos devem dialogar com os bancários sobre o conjunto da nossa pauta de reivindicações a fim de garantir ações que representem as expectativas coletivas. Mais do que nunca precisamos pressionar os bancos para avançar nas negociações”, avalia Hanke.
Fonte: Fetrafi-RS
|
terça-feira, 10 de setembro de 2013
Assembleias gerais decidem rumo da campanha salarial
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário