segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Por que dizer sim à contribuição do sistema sindical?

Em assembleias gerais promovidas pelos sindicatos do interior em 05 de agosto de 2011, bancários e bancárias tiveram a oportunidade de discutir e se manifestar sobre as formas de custeio da campanha salarial.

Na ocasião, foi deliberada a inclusão da cláusula sobre a Contribuição ao Sistema Sindical. Esta cláusula da minuta de reivindicações da categoria determina critérios para efetivação do desconto em folha de bancários, associados ou não às entidades sindicais. Cabe destacar, que o percentual ou valor da contribuição também foi definido pela categoria.
 
A contribuição é uma das verbas que sustentam a estrutura dos sindicatos. Além disso, os valores obtidos servem para custear as despesas com a campanha salarial, como o pagamento de materiais impressos e visuais, veiculações na mídia entre outras. Esta contribuição é de extrema importância para a manutenção do trabalho feito pelas entidades sindicais.

Por imposição do Judiciário e do Ministério Público do Trabalho, em total desrespeito à decisão democrática e soberana das assembleias, os sindicatos são obrigados a conceder prazo de oposição ao desconto àqueles trabalhadores que constituem uma minoria e que em muitos casos, nem compareceram às assembleias, apesar de terem sido beneficiados pelas conquistas.

A importância da Contribuição ao Sistema Sindical
Os recursos disponíveis aos sindicatos estão sendo usados na organização da campanha, desde a realização dos encontros preparatórios, conferências, assembleias e outras atividades da categoria. Graças a esta ampla organização, que visa garantir a efetivação de um processo democrático e fortalecer as lutas dos bancários, foi possível agregar avanços à Convenção Coletiva de Trabalho 2011/2012 e aos Acordos específicos por bancos.

Para o movimento sindical, o fato dos trabalhadores não manifestarem oposição ao desconto avaliza todo o esforço para garantir a manutenção dos direitos já conquistados em negociações anteriores e viabilizam a luta coletiva por novas conquistas.

Prazo para oposição
A Fetrafi-RS publica nesta segunda-feira, 24, edital no Jornal Correio do Povo, divulgando o prazo de oposição ao desconto assistencial. O edital abrange as bases dos sindicatos listados abaixo e determina o período de 24 de outubro a 03 de novembro para manifestação de oposição ao desconto. Em Porto Alegre, o SindBancários definirá seus critérios e prazos e fará a devida publicação.

Confira os sindicatos cujas bases são agregadas pelo edital:
Alegrete
Bagé
Camaquã
Caxias do Sul
Cruz Alta
Erechim
Horizontina
Ijuí
Litoral Norte
Novo Hamburgo
Pelotas
Rio Grande
Santana do Livramento
Santiago
São Gabriel
São Leopoldo
Vale do Caí
Vale do Paranhana
 
Fonte: Imprensa Fetrafi-RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário