terça-feira, 25 de outubro de 2011

Polícia credita crescimento de ataques a bancos a facilidades na legislação

Assaltos a agências e postos aumentaram 13,5% até outubro de 2011.

Na sexta-feira, em Sapucaia do Sul, três homens tentaram arrombar um caixa eletrônico do Bradesco em um posto de combustíveis às margens da BR-116.
Foram surpreendidos pela Brigada Militar, que prendeu um dos ladrões, enquanto os outros conseguiram fugir, sem o dinheiro.

Foi o centésimo ataque a banco neste ano no Estado. Para autoridades policiais, a ousadia dos ladrões tem em sua origem a mudança na lei que vem dificultando a prisão de autores de crimes cuja pena é de até quatro anos.

O número de ataques a agências e postos da rede bancária aumentou, até outubro, 13,5% em relação ao mesmo período de 2010. No ano passado foram 89 ataques até esta data.
A análise dos dados por parte de ZH e Rádio Gaúcha, com base em contabilidade das polícias, inclui roubos, furtos e tentativas. Os números são confirmados pelo delegado Juliano Ferreira, da Delegacia de Roubos e Extorsões.

Experientes policiais tecem duas hipóteses para o crescimento dos arrombamentos e decréscimo dos assaltos. Uma delas é a fragilidade dos sistemas bancários de segurança, que tornam pouco difícil realizar arrombamentos noturnos.

A outra é o afrouxamento da legislação penal, no que tange ao cumprimento das penas. Os ladrões sabem que ficam muito menos tempo presos se realizarem ataques sem violência.
Confira os números dos assaltos registrados em 2011

Fonte: ZeroHora.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário