sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Bancários criticam ampliação do horário de agências do Itaú

O Itaú mudará o horário de atendimento ao público de inúmeras agências a partir da próxima segunda-feira (27), com abertura a partir das 9h e fechamento até às 20h. A maior parte das unidades está localizada em shoppings e corredores mais movimentados de grandes cidades. O objetivo do banco é chegar a 1,5 mil agências com horários ampliados em todo o país.

O representante dos bancários gaúchos na Comissão de Organização dos Empregados do Itaú, Antonio Augusto Borges de Borges, salienta que os sindicatos devem fiscalizar as condições de trabalho nas agências, que forem atingidas por mudanças de horário de atendimento. O dirigente sindical enfatiza a necessidade de acompanhamento do registro da jornada efetiva dos funcionários. "Os bancários do Itaú já enfrentam uma série de problemas como a sobrecarga de trabalho e o déficit de funcionários. Ficaremos atentos às novas mudanças no atendimento", reitera Guto.
 
"Vários bancários já se manifestaram contra as mudanças, que estão sendo implantadas sem qualquer diálogo prévio com o movimento sindical. O Itaú está mais uma vez desrespeitando seus trabalhadores. O sindicato é contra a nova política do banco, pois ela prejudica diretamente a vida do trabalhador, que tem outros compromissos além do trabalho e agora terá que readequar sua rotina de maneira drástica em função do banco", destaca o sindicalista.

"Não concordamos com a ampliação do horário de expediente até as 20h. Não existe demanda da sociedade para fazer essa mudança. Mais uma vez, o Itaú foca o crescimento do lucro, sem atentar para o aumento do ritmo de trabalho que a medida ocasiona e coloca em risco a vida de seus funcionários e clientes, uma vez que à noite existe mais insegurança. Isso mostra o descompromisso cada vez maior do Itaú com os trabalhadores e a sociedade", critica o funcionário do banco e presidente da Contraf-CUT, Carlos Cordeiro.

"Além disso, a decisão foi tomada de forma unilateral pelo banco, sem qualquer discussão com o movimento sindical", aponta. "Se o Itaú quer ampliar o horário de atendimento, ele deveria atender a reivindicação histórica dos bancários, que é o expediente ao público das 9h às 18h, com dois turnos de trabalho, como forma de estender a prestação de serviços aos clientes, gerar mais empregos e melhorar as condições de trabalho", defende Cordeiro.

"Como se não bastasse, essa medida afeta a qualidade de vida do bancário, pois a noite não deve ser usada para trabalho, mas para o descanso, o lazer e convívio com a família. Há ainda muitos bancários que estudam, fazendo cursos de graduação, pós e doutorado, buscando maior qualificação profissional", observa o dirigente da Contraf-CUT.

O banco lucrou no primeiro semestre de 2012 o montante de R$ 7,12 bilhões e, mesmo assim, fechou mais de 9.014 mil postos de trabalho nos últimos 12 meses. "Está na hora de o Itaú entrar no campo do desenvolvimento econômico e jogar bola para gerar empregos e contribuir com a inclusão social de milhões de brasileiros", conclui Cordeiro.

Fonte: Contraf/CUT com edição da Fetrafi-RS
 

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