sexta-feira, 15 de outubro de 2010

A GREVE ACABOU, A LUTA NÃO

          Estamos saindo da maior greve de bancários dos últimos 20 anos, e dela queremos fazer algumas considerações:
          Foram mais de 8.200 agências bancárias paralisadas em todo o país, faltou pouco, muito pouco mesmo, para que pudéssemos resgatar um grito histórico da categoria de que “Bancário Unido Jamais Será Vencido”.
          O surgimento de novas lideranças, nos mostraram que é possível construir a greve mesmo em lugares distantes da sede do sindicato, onde bancários com liderança organizaram os colegas, realizaram assembléias e fizeram a luta com auxílio do Sindicato mas sem necessariamente com a nossa presença.
          A conscientização dos membros da diretoria, que não estavam liberados e se propuseram a fazer o movimento, foi de fundamental importância.
          Aos que fizeram a greve e ajudaram a conquistar um salário melhor para todos, saibam que são realmente “Heróis” e lutaram com dignidade apesar do medo e da insegurança.
          Aos companheiros que não lutaram por diversos motivos, e o maior talvez tenha sido aquele que era o mote da nossa campanha salarial de que “é preciso enfrentar o medo” e ir a luta, não os condenamos , pois muitos já estiveram conosco em outras greves e com certeza num futuro próximo estarão de volta, pois a luta não se encerra com o fim da greve, ela é permanente para buscarmos condições de trabalho e salário digno.
          Agora uma palavrinha aos que além de não lutarem tentaram de todas as formas boicotar a nossa greve e de maneira torpe assediaram os colegas para que não saíssem na greve e, pior ainda, pressionaram os que saíram a voltar ao trabalho. A esses, que não foram nem um, nem dois, o repúdio da categoria e que, ao olharem seus contracheques com o aumento conquistado, reflitam sobre as atitudes tomadas para que no futuro, ações desse tipo não ponham a perder o que todos estão construindo.
         Ganhar ou perder faz parte do jogo e só os que lutam alcançam vitórias, por isso mais uma vez os bancários dobraram a intransigência dos banqueiros e conquistaram o maior aumento real das últimas campanhas salariais.
          O Sindicato como trincheira dos trabalhadores estará sempre alerta e pronto para defender os direitos da categoria bancaria e da classe trabalhadora.

                                                          A Diretoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário