segunda-feira, 23 de julho de 2012

Grupo prioriza construção da Conferência Nacional do Sistema Financeiro

Foi aprovada na tarde deste sábado 21 por grupo de trabalho específico da 14ª Conferência Nacional dos Bancários, em Curitiba (PR), a adoção de ações imediatas pelo movimento sindical bancário para a construção da Conferência Nacional do Sistema Financeiro. A ideia é envolver a categoria bancária e toda a sociedade na mobilização em busca desse objetivo.

Para estruturar a Conferência Nacional do Sistema Financeiro, o grupo propõe que sejam tomadas iniciativas no sentido de criar uma comissão tripartite com representantes do governo federal e das instituições financeiras para estruturação da Conferência. A definição será da plenária final, que ocorrerá na manhã deste domingo 22.

Conforme ressaltou o coordenador dos trabalhos do grupo, Carlos de Souza, vice-presidente da Contraf-CUT e diretor dos Sindicato do Rio de Janeiro, as definições acerca da Conferência Nacional do Sistema Financeira resultaram de debate que vem das conferências regionais dos bancários e que foi bastante aprofundado aqui em Curitiba. "Conseguimos não só condensar múltiplas ideias como também definir estratégias de mobilização para discutir o sistema financeiro que o país e a sociedade precisam".
Entre as propostas encaminhadas à deliberação da plenária final está também a de elaboração de projeto de iniciativa popular para regulamentação do Artigo 192 da Constituição Federal (relativo ao sistema financeiro). O grupo se posicionou ainda pela estatização do sistema financeiro e pela participação dos trabalhadores nos conselhos de Administração do Banco Central e no Conselho Monetário Nacional.
Rede de Comunicação dos Bancários
Evando Peixoto

Nenhum comentário:

Postar um comentário