Superintendência regional teria pedido as senhas pessoais dos clientes.
Um ex-gerente do Banco do Brasil
denunciou o Banco do Brasil por práticas abusivas contra clientes da
instituição em Juiz de Fora, Minas Gerais.
Em audiência realizada na
terça-feira (17) pela Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia
Legislativa de Minas Gerais, Orlando Ângelo Silva disse que, em maio de
2011, a superintendência regional do banco pediu aos gerentes as senhas
pessoais dos clientes com o intuito de "implantar pacotes de serviços de
modo indiscriminado, sem que houvesse consentimento dos clientes",
segundo relato da audiência feito pela casa legislativa.
Em razão dos lançamentos indevidos, débitos eram registrados nas
contas dos clientes. O BB disse que apura o caso e que, até agora,
apenas 27 clientes reclamaram terem sido lesados.
Silva disse ter sido perseguido por ter negado acesso à sua senha.
"Sofri assédio e me vi obrigado a sair do banco após 28 anos de serviços
prestados."
Segundo o ex-funcionário, outros 20 gerentes na região de Juiz de
Fora foram penalizados com a perda de comissão desde que denunciou o
caso. Ele disse ser possível que casos semelhantes tenham ocorrido em
outras regiões do país.
Presentes à audiência, o superintendente regional de Governo do BB,
Marcos Melo Frade, e o gerente jurídico regional do BB, Marcelo Vicente
Pimenta --representando o presidente do BB, Aldemir Bendine--, disseram
que um processo administrativo foi aberto há 11 meses para apurar o
caso.
INVESTIGAÇÃO INTERNA
Conforme relatado pelo Legislativo, Pimenta disse que, durante o
processo de apuração, foram descobertas "algumas irregularidades, e por
isso está havendo punições". O superintendente responsável por pedir a
senha dos gerentes foi quem teria recebido "a maior penalização" até o
momento.
"O banco repudia qualquer insinuação de que determina ou orienta
funcionários a praticar ações que possam lesar o consumidor", disse o
gerente jurídico regional do banco.
Ele diz que o BB está presente em todos os municípios brasileiros,
tem quase 120 mil funcionários e, por isso, podem ocorrer desvios de
conduta pontuais.
"Demos o direito de defesa a todos os envolvidos. Não está havendo
nenhum julgamento sumário", disse, afirmando à comissão que não poderia
dar detalhes das investigações porque as apurações prosseguem.
MEDIDAS ADOTADAS
O BB não informou quantos clientes podem ter sido afetados. O banco tem 1 milhão de clientes na região de Juiz de Fora.
Em relação aos 27 clientes que reclamaram da adoção de pacotes de
serviços sem consentimento, Pimenta diz que o banco fez o ressarcimento
imediato do débito.
Marcos Frade, superintendente regional de Governo do banco, disse
que desde setembro o BB adotou novas medidas para a efetivação de
pacotes de serviços. "É necessário, por exemplo, uma assinatura
eletrônica do consumidor."
Fonte: Folha Online
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