sábado, 21 de agosto de 2010

Bancários lançam Campanha Salarial 2010 com grande mobilização em Porto Alegre

          Passeata integrada por dirigentes sindicais e bancários de todo o estado percorreu as principais ruas do centro da Capital.
Fotos: Marisane Pereira - Fetrafi/RS
          Os bancários deram a largada para mais uma Campanha Salarial nesta sexta-feira, em Porto Alegre. No fim da manhã centenas de dirigentes, delegados sindicais e bancários participaram de uma passeata pelas principais ruas do centro da Capital para o lançamento da campanha deste ano: É hora de enfrentar o medo!
           A passeata foi animada por uma bateria de escola de samba e um grupo teatral, que dramatizou o enfrentamento ao dragão banqueiro, uma alusão à Federação Nacional dos Bancos. Por onde passou a manifestação chamou a atenção da população. A atividade manteve a tradição dos bancários de realizar amplas manifestações de rua para marcar o início da Campanha.
           Através do carro de som, os dirigentes sindicais destacaram as reivindicações e objetivos da Campanha Salarial 2010. Mais uma vez a categoria parte para a campanha unificada com negociações concomitantes com os bancos públicos. A estratégia dos bancários é agilizar as negociações com os banqueiros, mantendo a mobilização da categoria nos locais de trabalho.
           O diretor da Fetrafi-RS e membro do Comando Nacional, Arnoni Hanke, salienta que os bancários estão preparados para encarar as negociações com a Fenaban. “Temos objetivos claros como o aumento real nos salários, a valorização dos pisos, a melhoria da PLR e das condições de trabalho. Vamos organizar e  e mobilizar os trabalhadores para atingir estes objetivos ".
Foto: Marisane Pereira - Fetrafi/RS
          Já o presidente do SindBancários, Juberlei Bacelo, diz que a categoria não aceita a ganância dos bancos e vai enfrentar o medo para garantir uma Campanha Salarial vitoriosa. “Os bancos têm condições de contemplar as nossas reivindicações. É hora de enfrentar o medo e os banqueiros em mais este embate. Com a nossa mobilização vamos ter sucesso nesta campanha”.
          A diretora do SindBancários e funcionária do Banrisul, Lourdes Rossoni, ressaltou a importância do diálogo com a sociedade durante a Campanha Salarial. “Não estamos reivindicando apenas melhores salários, mas a qualificação do atendimento e a redução dos juros e tarifas, o que beneficia os usuários e clientes”.
          O diretor  de Saúde da Fetrafi-RS, Amaro Souza diz que uma das prioridades desta campanha é enfrentar o assédio moral e todos os problemas relacionados à violência organizacional . "Estamos propondo uma campanha de enfrentamento com os banqueiros para melhorar as condições de trabalho e de saúde dos bancários. É hora de superar o medo para lutar e arrancar avanços".
Reivindicações
           Os bancários querem reajuste de 11%, valorização dos pisos salariais, PLR maior, mais contratações, garantia de emprego, fim do assédio moral e das metas abusivas, plano de cargos e salários, segurança contra assaltos, e previdência complementar e igualdade de oportunidades para todos, dentre outros itens.
Primeira negociação com a Fenaban
          
A primeira rodada de negociação com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), ocorre na próxima terça-feira, 24, às 15h, em São Paulo. Os representantes dos bancários gaúchos na negociação serão o diretor da Fetrafi-RS, Amaro Souza e o presidente do SindBancários, Juberlei Baes Bacelo.
Entrega da Minuta ao Sindicato dos Bancos
          A Fetrafi-RS protocolou nesta sexta-feira a entrega da Minuta de Reivindicações da Categoria Bancária 2010 ao Sindicato dos Bancos dos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O documento agrega todos os temas que serão negociados na Campanha Salarial.
Fonte: Imprensa Fetrafi-RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário