quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Bancários e bancos definem calendário de debates sobre saúde

Próxima reunião ocorre em fevereiro de 2015

A retomada da mesa temática de Saúde do Trabalhador, envolvendo a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT) e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), foi marcada pela elaboração de um calendário de reuniões, a começar em fevereiro e com término previsto para julho de 2015. A reunião ocorreu nesta terça-feira (18), em São Paulo (SP) e foi realizada depois da assinatura da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) de 2014/2015.

O acerto prevê ainda a retomada das atividades do GT do Adoecimento, com abordagem prioritária sobre os temas envolvendo a avaliação do PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) e o Acordo de Cooperação Técnica em Reabilitação Profissional. A mesa temática também debateu a cláusula 44ª da CCT, que sofreu alteração redacional, e que trata do programa de retorno ao trabalho.

A Contraf/CUT esclarece que ficou definido que a negociação para implementação da cláusula 44ª da CCT será feita através da comissão de representação dos empregados de cada banco que implantar o programa. De antemão, o Banco do Brasil, a Caixa, o HSBC, o Santander, o Bradesco e o Itaú, presentes na mesa da Fenaban, comprometeram-se a fazer esse diálogo com os trabalhadores.

A Fenaban também assumiu o compromisso de que qualquer desvio em relação à implantação do programa, que não vier a ser resolvido nesse fórum, será levado à negociação na mesa bipartite.

Combate ao assédio moral
Ficou definido também durante a reunião que a avaliação semestral do Programa de Prevenção de Conflitos no Ambiente de Trabalho, que inclui o instrumento de combate ao assédio moral e outras formas de violência nos bancos, será realizada no próximo dia 4 de dezembro.

A Contraf/CUT irá informar e orientar os sindicatos sobre os encaminhamentos que serão necessários.

Fonte: Contraf/CUT
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário