Nesta quinta-feira, 29, os bancários de Ijuí aderiram à greve nacional dos bancários. Agências do Itaú, HSBC, Caixa Econômica Federal e Banrisul estão paradas na cidade. De acordo com o sindicato da categoria 530 agências aderiram à paralisação em todo o estado, sendo que em Ijuí dos 180 bancários, estima-se que 100 estão parados.
Dentre as reivindicações estão um reajuste de 12,8% no salário, a valorização do piso, maior participação dos lucros, mais contratações, mais segurança, entre outros.
Segundo Paulo Scherer, diretor do Sindicato dos Bancários de Ijuí e Região, além do reajuste salarial, a categoria também reivindica melhores condições de trabalho. De acordo com Paulo, os bancários são pressionados a cumprir metas para vender produtos aos clientes. Além disso, segundo ele, há poucos funcionários para o atendimento nos bancos, provocando assim, as enormes filas.
Já a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) considera a greve injustificada, pois alega que já apresentou propostas. A Fenaban ofereceu 8% de reajuste, o que não foi aceito pelo Sindicato dos Bancários, que por sua vez, diz que esse aumento significa 0,56% de aumento real.
Em comunicado, a Fenaban se dispõe a novas reuniões para voltar a negociar esse aumento. De acordo com o Sindicato dos Bancários de Ijuí, ainda não foi comunicado nenhuma reunião.
Opções para quem precisa utilizar serviços bancários
Quem precisa utilizar os serviços bancários pode recorrer a caixas eletrônicos, internet, operações por telefone, além correspondentes bancários (como casas lotéricas, agências dos correios e outros estabelecimentos comerciais credenciados).
Além disso, é possível aderir os serviços de débito automático para pagamento de contas de consumo (água, luz e telefone).
Nenhum comentário:
Postar um comentário